top of page

Petiano em foco

WhatsApp Image 2020-05-06 at 17.47.48.jp
WhatsApp Image 2020-05-06 at 17.48.20.jp

Fábio Rodrigues da Silva, mas que todo mundo só consegue chamar de “Fabinho”, pisciano por essência e estudante do nono período de Letras Português.
Grande apreciador da literatura nacional, com foco na sua terra paraibana. Curte os mais diversos gêneros musicais, do pop ao sertanejo do mpb ao funk, eclético, não? Mas como bom pisciano que é, ama uma série ou uma produção estilo novela mexicana, o drama na veia.
Os nossos colegas petianos o descreveram em várias formas: como uma das pessoas mais comprometidas do PET ao ser mais atencioso, sempre prestativo e comprometido, o que for combinado tem que ser efetivado. Andar com ele é como andar com uma celebridade, ele está sempre sorrindo e cumprimentando as pessoas no campus da UFCG. Fabinho para nós do PET é peça chave, é aquele que moldou o PET e que faz o PET acontecer, assim como todos nós. Todo mundo concorda que Fabinho não é mais um petiano, ele é amigo, ele é colega, ele é bombril, ou seja, mil funções em uma só pessoa.
Há quem pense: "o que será deste grupo sem Fabinho"? E sofra!!!! Por isso gostaríamos de apresentar esse Ser:

#Fotodescrição: no centro há uma foto do petiano Fábio Rodrigues rodeado de uma moldura branca em um fundo de cor roxa. Do lado esquerdo há uma imagem de uma coruja, mascote do grupo PET-Letras/UFCG e no extremo canto direito está a logomarca do mesmo grupo. Há círculos brancos e roxos de ambos os lados também.

Vitória do sétimo período de letras português é uma grande apreciadora de poesia, ainda mais se estas carregarem o tema amor, no mais possível clichê. Ama filmes de comédia e drama romântico, onde as lágrimas saem sem notarmos.
Os nossos colegas petianos a descreveram com diversos adjetivos, os principais deles: focada, organizada, competente, dedicada, trabalhadora e responsável. Bastante engajada nas atividades do PET e sempre pronta para a prática. Mas, não só isso; Vitória, para nós, é uma petiana solicita, empática com o próximo, disposta a ajudar quando necessário e a aprender sempre. Com vocês, Vitória.

#Fotodescrição: no centro há uma foto da petiana Vitória Bento, rodeada de uma moldura branca em um fundo de cor roxa. Do lado esquerdo há uma imagem de uma coruja, mascote do grupo PET-Letras/UFCG e no extremo canto direito está a logomarca do mesmo grupo. Há círculos brancos e roxos de ambos os lados também.

WhatsApp Image 2020-05-13 at 20.11.31.jp
WhatsApp Image 2020-05-20 at 16.56.41.jp

Luana do nono período de Letras português-francês é uma grande amante da língua francesa, tanto é que investe sua linha de pesquisa nessa área, sendo ela: As produções literárias de escritoras africanas de língua francesa (África subsaariana, Magrebe e Machrek francófono); e de países insulares de língua francesa. Além de ser entusiasta da literatura é também uma apreciadora dos esportes, gosta de correr e praticar exercícios, uma verdadeira musa fit. Indo para as artes cinematográficas prefere comédia a terror e romance onde for possível.
Nós do pet temos a alegria de ter uma petiana prestativa, compreensiva, comprometida, extremamente determinada e de enorme empatia, que erradia saúde com suas manifestações fit e seus conselhos sobre a importância de se beber água. E claro que não podíamos deixar de lembrar que ela é a progenitora do nosso mascote, Abrãao seu filho.

#Fotodescrição: No centro há uma foto da petiana Luana, rodeada de uma moldura branca em um fundo de cor roxa. Do lado esquerdo há uma imagem de uma coruja, mascote do grupo PET-Letras/UFCG e no extremo canto direito está a logomarca do mesmo grupo. Há círculos brancos e roxos de ambos os lados também.

Emanoelle está no sétimo período de português-francês, tendo sua linha de pesquisa: linguística e ensino de língua estrangeira. E como apreciadora de uma língua estrangeira gosta de música francesa como Zaz, Amir e Angèle. Com exceção de terror, gosta de qualquer gênero cinematográfico e filmes de desenhos animados, em especial dos estúdios Pixar. Por fim, enxerga na literatura infanto-juvenil uma grande ferramenta para a formação de jovens leitores.

Para nós do grupo, Manu é aquela petiana tímida, responsável, organizada, comprometida e paciente com todos os seus afazeres. Muito metódica, sempre disposta a ajudar e claro, é a nossa defensora (advogada) do PET.

#Fotodescrição: no centro há uma foto da petiana Emanoelle rodeado de uma moldura branca em um fundo de cor roxa. Do lado esquerdo há uma imagem de uma coruja, mascote do grupo PET-Letras/UFCG e no extremo canto direito está a logomarca do mesmo grupo. Há círculos brancos e roxos de ambos os lados também.

WhatsApp Image 2020-05-27 at 20.35.02.jp
WhatsApp Image 2020-06-04 at 12.34.59.jp

Solaneres, nono período de Letras - Português/Francês, tem sua linha de pesquisa o “plurilinguismo”, especificamente: Didática de Línguas ou Linguística Aplicada. Altamente eclética quanto à leitura de obras literárias, músicas, filmes e séries, mas para os livros tem olhar especial para os retratam acontecimentos políticos, culturas diversas e pensamentos filosóficos. E para os filmes dá destaque para os fantásticos, medievais, investigativos e dramáticos.
Para nós do PET, Sol é a analogia perfeita da personagem de animação Dory, de Procurando Nemo. Um pouco atrapalhada aqui, talvez esquecida ali, mas extremamente cativante e alegre, irradiando cultura e alegria, com suas cantorias e atuações. Ainda assim, se mantém comprometida e responsável com seus afazeres. Passar tempo com ela é sempre divertido e garantia de risadas. Esperamos que ela não se esqueça de dar o link na publicação . Seu nome não vem do acaso, você irradia luz própria. 


#fotodescrição: No centro há uma foto da petiana Solaneres. Ela está com uma camisa branca de alça e um batom vermelho sorrindo, com cabelos longos avermelhados jogados para o lado direito do rosto. A foto é rodeada de uma moldura branca em fundo de cor roxa, que têm alguns círculos brancos e lílases. Do lado esquerdo há uma imagem de uma coruja, símbolo do grupo PET-Letras-UFCG e no extremo canto direito há a logomarca do mesmo grupo.

Ana Paula, aluna do nono período de Letras- Língua inglesa. Pesquisadora dos “Estudos literários”, transita entre os diversos gêneros literários, dando destaque as obras de autoria feminina, em especial de escritoras de língua inglesa. Seus gostos cinematográficos se restringem ao drama, em especial os que levam as lágrimas para fora dos olhos. Como ela é democrática também dá oportunidade aos doramas. Seu gosto musical é o pop de uma forma geral, dando destaque a Queen B, Lady Gaga e Dua Lipa.
Para nós do PET, Paulinha é o ser do compromisso e dos prazos, altamente organizada e talentosa em relação a tudo. Tanta rigidez não apaga seu lado alegre, pelo contrário, altamente engraçada e carismática. A publicitária oficial dos doramas asiáticos e a blogueira sobre tratamento de cabelos cacheados.  


#fotodescrição: No centro há uma foto da petiana Ana Paula. Ela está com uma blusa florida, o fundo do tecido da blusa é azul marinho e as flores são vermelhas e brancas, de alças um pouco grossas e manga caída no ombro, está usando um batom vermelho e sorrindo, com cabelos longos castanhos e cacheados jogados para o lado esquerdo do rosto, com um gargantilha dourada. A foto é rodeada de uma moldura branca em fundo de cor roxa, que têm alguns círculos brancos e lílases. Do lado esquerdo há uma imagem de uma coruja, símbolo do grupo PET-Letras-UFCG e no extremo canto direito há a logomarca do mesmo grupo.

WhatsApp Image 2020-06-10 at 17.44.42.jp
WhatsApp Image 2020-07-02 at 07.33.48.jp

Ana Karennina, cursa o 9° período de Letras – língua portuguesa, sendo sua linha de pesquisa, “funcionamento da mídia e da sociedade sobre os pressupostos da análise do discurso”. Seus gostos musicais são ecléticos de Beethoven a Anitta, e sobre Literatura, dá atenção especial para as obras nacionais.
Sabe aquela vizinha idosa que tem milhares de gatos em sua casa? Não há maneira melhor de descrever Ana K-, abreviação que usamos, extremamente dócil e pró animais, mas ainda sim extremamente rígida, dedicada, organizada e profissional. Provavelmente ela não verá essa homenagem, pois não é ativa nas redes sociais.

#Fotodescrição: No centro há uma foto da petiana Ana Karennina. Ela está com uma camisa bege de alça, com o cabelo preto, ondulado e longo jogado para o lado esquerdo, sorrindo usando um batom vermelho. Ao fundo da imagem há pratilheiras de livros desfocadas.A foto é rodeada de uma moldura branca em fundo roxo, que têm alguns círculos brancos e lílases. Do lado esquerdo há uma imagem de uma coruja, símbolo do grupo PET-Letras-UFCG e no extremo canto direito há a logomarca do mesmo grupo.

Manuella, nono período de letras – Língua portuguesa e língua francesa. É pesquisadora da “Literatura infanto-juvenil francófona; mas especificamente HQ’s de autores(as) africanos(as) em situação diaspórica”. Seus gostos para literatura não têm limites e ela não recusa nenhum gênero, é diversamente eclética em questões musicais e tem preferência no âmbito cinematográfico para o terror, horror e animação/anime.
Simpática, carismática, companheira e comprometida, uma verdadeira amiga para se ter e aumentar o espaço de fraternidade do PET, sempre comprometida e com o lápis na mão, anotando tudo o que for dito. Manu, para nós, é a pessoa que podemos contar seja para ouvir ou para falar incontrolavelmente, que te acompanha onde você estiver, porque depois que a conhece, o melhor lugar pra acomodá-la é no peito. Manu é incrível, é uma petiana insubstituível. Você provavelmente já deve ter visto ela, pois ela conhece todos do Brasil.
 #fotodescrição: No centro há uma foto da petiana Manuella. Ela está com uma camisa preta de manga curta, um colar de coração rosa e dourado e de óculos de grau preto de formato redondo, com cabelos médios, lisos e soltos; na foto a petiana não está sorrindo e tem uma pilha de livros atrás com uma parede branca. A foto é rodeada de uma moldura branca em fundo roxo, que têm alguns círculos brancos e lílases. Do lado esquerdo há uma imagem de uma coruja, símbolo do grupo PET-Letras-UFCG e no extremo canto direito há a logomarca do mesmo grupo.

WhatsApp Image 2020-06-24 at 14.27.07.jp
WhatsApp Image 2020-07-09 at 15.21.32.jp

Alana está no 9° período de Letras português, sua pesquisa se norteia na literatura de cordel, isso se reflete por conta da sua paixão pela cultura popular e principalmente a nordestina. Bastante eclética quando se fala em música e plural quando se fala em hobbies, gosta de tocar violão e teclado, faz biscuit e nas horas vagas é confeiteira. Fazendo a publi, sigam o insta dela.
Meiga, prestativa, inteligente e competente, esses são poucos aos diversos adjetivos atribuídos à petiana. Uma das nossas cantoras, que com sua voz encantadora hipnotiza seus ouvintes. Alana, com seus bolos deliciosos e sua companhia agradável, molda o PET e conquista, principalmente pela barriga.
Fotodescrição: A imagem é composta por um fundo roxo e, nas extremidades esquerda e direita, possui círculos brancos e lilases. No centro está posicionada a foto da petiana Alana Lucio que está sorrindo e tem cabelos pretos que estão soltos. A foto foi tirada em frente a uma cerca de plantas verdes. Ao redor da foto há uma moldura de delicados traços brancos. Acima da foto, à esquerda, tem a ilustração de uma coruja e ao seu lado o nome "petiana Alana" e abaixo, no canto direito, está a logomarca do PET Letras UFCG.

João está no nono período de Letras português e francês, tem como objeto de pesquisa “a formação do leitor subjetivo através do jogo de interpretação de papéis”. Gosta de variar suas leituras, mas sempre dando atenção especial para fantasias românticas e também drama. Sobre cinematografia, com exceção do terror, assiste a tudo, desde que o gênero ofereça uma boa narrativa e um período de tempo curto, por exemplo: Animes, doramas e séries com faixa de tempo curta. Cresceu rodeado de música, o que resultou em uma paixão pela vida artística, sempre gosta de apreciar letras e diversos ritmos. Vocês já ouviram falar de RPG? Caso a resposta seja não, então João é a melhor pessoa para se descobrir esse universo. Sempre simpático, extrovertido, muito brincalhão e adora conversar, uma ótima companhia para passar o tempo envolto de alegria, ouvindo piada e rindo aos montes.
#Fotodescrição : A imagem é composta por um fundo roxo. Existem pequenos círculos brancos e lilases na extremidad superior direita, bem como na extremidade inferior esquerda. No canto inferior direito há a imagem de uma coruja, mascote do grupo PET-Letras UFCG, juntamente com a logomarca do grupo. No centro está posicionado a imagem do petiano João Leonel, jovem de cabelos pretos, semblante animado, vestindo preto e branco. A foto foi tirada em um quarto, de frente para uma porta e estante de livros. Ao redor da imagem, há uma moldura delicada de traços branco. Acima da foto, no canto superior esquerdo, tem a ilustração de uma coruja e, bem ao lado, o nome "petiano João Leonel".

WhatsApp Image 2020-07-17 at 19.13.55.jp
WhatsApp Image 2020-07-26 at 10.48.15.jp

Jadna, do 4° período de Letras – Língua Portuguesa, tem desenvolvido estudos na área de literatura, dando foco a produção africana e feminina. Seus gostos literários são diversos, mas tende a apreciar bastante as distopias, ainda mais aquelas que se intensificam sobre ficção científica e reflexões psicológicas, tendo mesma preferências em questões cinematográficas. 
Jadna à primeira impressão pode parecer bastante séria, mas é um amor quando se conhece. Adora ler e é bastante prestativa com os demais do grupo. Decidida, sincera e bastante objetiva, tem apreço ao silêncio e adora doramas.
No centro da imagem há uma foto da petiana Jadna de Sousa. Ela está usando uma blusa rosê com um casaco florido por cima, está sorrindo, com cabelos curtos, lisos, soltos e divididos ao meio e brincos pequenos. Ao fundo da foto vemos algumas pessoas desfocadas. A foto é rodeada de uma moldura branca em um fundo de cor lilás, que têm alguns círculos brancos e lilases. Do lado esquerdo há uma imagem de uma coruja, símbolo do grupo PET- Letras UFCG e no extremo canto direito há a logomarca do mesmo grupo.

Ana Beatriz, ou Bea, está no sétimo período de Letras- Língua Portuguesa e Língua Francesa. Tem como objeto de estudo a literatura, principalmente a nacional, de autoria feminina, infatojuvenil e francófona. Ela é bastante aberta a leitura, principalmente as que abordam sobre pautas raciais, sociais e políticas. Sobre seu gosto cinematográfico, podemos dizer que ela ama filmes de heróis, ficção e drama; e quando o assunto é musica ela se entrega a todos os ritmos. Esse sorriso da foto, já mostra o quanto Bea pode ser prestativa e um amor de pessoa. Além de ler sobre pautas sociais e pesquisar sobre obras de autoria feminina, Ana Beatriz se dedica para ser uma feminista aplicada. Por muitas vezes ser reservada, acaba que só pessoas realmente queridas podem compartilhar da companhia e das risadas dessa petiana que tem muito a ensinar e contagiar aqueles que a permeiam. Ela também tem um bookstragam : @Leslivresd.ana
No centro da imagem há uma foto da petiana Ana Beatriz . Ela está usando uma blusa preta com uma blusa social branca por cima, está sorrindo, com cabelos curtos, lisos, soltos e divididos, está usando um colar com um olho grego no meio e brincos pequenos. Ao fundo uma parede branca. A foto é rodeada de uma moldura branca em um fundo de cor lilás, que têm alguns círculos brancos e lilases. Do lado esquerdo há uma imagem de uma coruja, símbolo do grupo PET- Letras UFCG e no extremo canto direito há a logomarca do mesmo grupo.

WhatsApp Image 2020-08-01 at 13.17.38.jp
bottom of page